01 setembro, 2008

O que é Lobby?

Lobby (em português, lóbi) ou grupo de pressão é uma organização que tem como atividade influenciar, aberta ou secretamente, decisões do poder público, especialmente do Poder Legislativo, em favor de determinados interesses privados. Pressões e manipulações exercidas por lobbies são observadas da mesma forma nas outras instâncias do poder público (Executivo e Judiciário), e também sobre os meios de comunicação.

A palavra lobby tem origem inglesa e significa salão, hall, corredor. Segundo alguns estudiosos, o fato de várias articulações políticas acontecerem nas ante-salas (lobby) de hotéis e congressos, fez nascer a expressão “lobbying” (lobismo) para designar as tentativas de influenciar decisões importantes tomadas pelo poder público, sobretudo aquelas relacionadas a questões legislativas, de acordo com interesses privados de alguns grupos ou setores inteiros da sociedade.

Nos Estados Unidos, o lóbi é uma atividade considerada como parte do processo político. Ser lobista é uma profissão reconhecida e a atividade em si é regulamentada por lei. No Brasil, a atividade é informal e não regulamentada, o que pode dar margem a interpretações de corrupção ou a facilitação desse crime.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobby

Para saber mais, leia as matérias:
O Lobby e o Interesse Público.
Lobby no Brasil.

Assista ao filme Obrigado por Fumar.

0 Comments: