08 setembro, 2008

Edital do TRT da Bahia traz surpresas.



O edital do concurso do Tribunal Ragional do Trabalho (TRT5), divulgado na última segunda-feria, trouxe várias novidades, como a inclusão de novos cargos especializados tanto para técnico como para analista judiciário.O edital contempla, por exemplo, o cargo de técnico em informática e de analista judiciário especializado para as áreas de engenharia de segurança, elétrica e mecânica; estatística; tecnologia da informação; psicologia e medicina do trabalho.
Mas vai um alerta: à exceção do cargo de analista especializado em medicina do trabalho, que conta com uma vaga, não há previsão de contratação imediata para as outras opções. Os candidatos classificados formarão um cadastro de reserva.
Ao todo, o edital disponibiliza 22 vagas, sendo 18 para técnico da área administrativa e 4 para analista. As provas serão elaboradas pela Cespe/Unb.

SURPRESA - De acordo com Graciela Cappelletti, coordenadora pedagógica do Curso para Concursos, a surpresa do edital foi a exclusão da matéria de Direito Civil, cobrada pela Cespe no concurso do TRT 1º Região, no Rio de Janeiro. "Já para Direito Administrativo houve um acréscimo de material exigido, com inclusão da Lei de Improbidade, que normalmente não é cobrada nos concursos do TRT", frisa.
Graciela também chama a atenção para a cobrança do Regimento Interno do TRT5, que conta com 359 artigos que precisam ser lidos com bastante atenção. "Fazendo uma análise comparativa, todos os concursos de TRT que saíram neste semestre não combraram o regimento interno", diz.
Outra novidade apotada pela coordenadora é a inclusão de temas de atualidade, disciplina que não foi cobrada pelo Cespe no TRT do RJ. "Diferente de todos os concursos, não haverá redação na prova do TRT da Bahia. Até então, a maioria dos concursos cobram redação no exame das habilidades", assinala.
Informática foi mais um ponto que chamou a atenção. Haverá apenas uma prova prática, mas os candidatos devem ficar atentos ao edital, pois somente serão convocados para a prova prática os que forem aprovados na prova objetiva e classificados.

MAIS CONHECIMENTO - O presidente da Comissão de Concurso do TRT5, Gilmar Carneiro, justifica que a ampliação do conteúdo cobrada no edital se deve ao fato de a Justiça do Trabalho ter passado, a partir de 2005, a julgar as causas que requerem um maior conhecimento do seu servidor.
Carneiro observa que o cadastro de reserva previsto no edital é para atender ao projeto que tramita na Câmara dos Deputados e que cria 403 novos cargos para o TRT da Bahia. "O projeto está pronto para ser votado e isso pode acontecer esse ano, no próximo ou nunca. Depende so empenho dos nossos deputados".
O presidente da comissão faz um alerta aos candidatos: "Quem passar no concurso e for nomeado, terá de ficar três anos na primeira unidade onde for designado". Isso significa qeu o TRT poderá enviar seus novos servidores para qualquer uma das 49 varas do interior ou das 39 da capital.

As inscrições devem ser feitas apenas pela internet, a partir do dia 16.

FONTE: Jornal A TARDE, Caderno Empregos&Negócios, dia 07/09/2008, p.4


Maiores informações no tópico: Edital Resumido - TRT/BA (05º Região)

0 Comments: