29 dezembro, 2008

Na onda do LINUX.

Concorrente gratuito do Windows, o sistema operacional Linux é assunto recorrente em provas de informática. E não se trata de um modismo. União, estados e municípios estão investindo em Linux para reduzir os gastos com softwares pagos. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o governo federal gasta cerca de R$ 80 milhões por ano com royalties na área de informática. Linux é software livre, ou seja, a utilização do sistema por pessoa física ou jurídica não implica na aquisição de uma licença.

Outro aspecto interessante é que todo software livre pode ser modificado para atender demandas específicas. E isso também pode ser de forma gratuita e sem violar os direitos autorais do desenvolvedor. Isso dá mais liberdade para o Estado, que não fica refém de um punhado de fornecedores. Essa característica também permite redução das despesas com compra de equipamentos. Versões modificadas do sistema Linux permitem sobrevida a computadores que seriam considerados obsoletos segundo os padrões exigidos pelo Windows, da Microsoft.

Linux e Windows são sistemas operacionais. Embora ambos tenham o mesmo objetivo, que é dar funcionalidade ao computador, existem muitas diferenças conceituais entre os dois ambientes. No Windows, as unidades de disco (CD-ROM, DVD-ROM, pen drives, drive de disquete e disco rígido) são representadas por letras (C:, A:, F:). No Linux só há pastas. O Windows, um arquivo nomeado como casa.txt é o mesmo que CASA.txt. No Linux arvore.doc e ARVORE.doc podem significar coisas diferentes.

Se você achou tudo isso muito estranho, é melhor estudar. Mas há um lado bom nisso – um dos livros que costumam aparecer em editais de concurso público como referência para as questões que envolvem Linux e software livre está disponível gratuitamente na internet.


FONTE: A TARDE Online



Guia rápido mostrando como Linux funciona. Apresenta os aplicativos e principais recursos do sistema, ajuda a entender a enorme variedade de distribuições disponíveis.

Autor: Carlos E. Morimoto
304 páginas
Editora: GDH Press e Sul Editores
Lançado em: Janeiro de 2006

Versão para impressão - consulta rápida direto do site.
Linux, entendendo o sistema.rar





Mais material:
Livro - A Computacao pessoal e o Sistema operacional Linux - 0_3.pdf
entendendo_e_dominando_o_linux-7ed.rar
Apostila de Linux - Senai - Completa.doc
Laboratorio 01 - Conhecendo o Sistema Operacional Linux.doc
Introdução Sistema Operacional Linux.pdf

3 Comments:

André Elmo said...

por favor, poderia enviar a senha do arquivo "Linux, entendendo o sistema" para o meu e-mail?

andreelmo@gmail.com

obrigado.

Iuri said...

Olá,

Qual a senha para descompactar?

Obrigado.

Iuri said...

Eu já fiz um comentário mas ainda não foi aprovado.

Gostaria de saber qual a senha do arquivo .rar