09 dezembro, 2008

Edital Resumido: MRE - Ministério das Relações Exteriores.


Inscrições: 12/12/2008 a 12/01/2009.
Provas: 08/02/2009 - Serão realizada nas seguintes capitais:
Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.
Obs: o concurso terá duas etapas - a 1º será a prova objetiva (4h de duração, aplicadas no período matutino) e discursiva
(4h de duração, aplicadas no período vespertino), e a 2° será o Curso de Preparação para os candidatos classificados na 1º etapa.
Vagas: 150 vagas
somente para nível superior.
Salário: R$ 4.818,38
Valor da Inscrição: R$ 111,25
Inscrição via Internet: http://www.concursosfcc.com.br/concursos/mirex108/index.html

Cargos: Oficial de Chancelaria.

Conteúdo Programático:

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e intelecção de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas. Tipologia textual; Paráfrase, perífrase, síntese e resumo. Significação literal e contextual dos vocábulos. Processos de coesão textual. Coordenação e subordinação. Concordância verbo-nominal. Regência. Estrutura, formação e representação das palavras. Ortografia oficial. Pontuação. Redação.

LÍNGUA INGLESA: Compreensão e intelecção de textos, com domínio dos itens léxico-gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos. Significação literal e contextual dos vocábulos. Processos de coesão textual. Redação, tradução e versão.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

NOÇÕES DE DIREITO: Princípios da Administração Pública. Organização Administrativa. Atos Administrativos. Regulamentação e controle do serviço público. Contratos administrativos. Crimes contra a Administração Pública. Processo administrativo na Administração Pública Federal: Lei nº 9.784/99. Lei nº 8.112/90 e alterações posteriores. Lei nº 8.666/93 e alterações posteriores. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto n º1 .171/94.

NOÇÕES DE CONTABILIDADE e RACIOCÍNIO LÓGICO: Fundamentos da Contabilidade: lançamentos; ajustes. Regime Contábil. Princípios de Contabilidade Pública: Orçamento Público; Lei Orçamentária Anual; Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias; Princípios Orçamentários; Créditos Orçamentários e Adicionais; Ciclo Orçamentário. Despesa Pública: Dispêndios orçamentários (Despesa orçamentária) e Extra-Orçamentários; Classificações da Despesas Orçamentárias; Despesas de Exercícios Anteriores e Suprimentos de Fundos. Aspectos constitucionais sobre orçamento da União. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático (que envolvam, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais - operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; conjuntos numéricos complexos; números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem); raciocínio seqüencial; orientação espacial e temporal; formação de conceitos; discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. Organização de informação para uso na Internet, acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos. Conceitos de proteção e segurança da informação. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: conceitos de hardware e de software. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos. Aplicativos para edição de textos e planilhas eletrônicas (Microsoft).


Edital Completo:
http://www.pciconcursos.com.br/concurso/104120
Site do MRE: http://www.mre.gov.br/
Comunidades no Orkut: Coisas da Diplomacia, Rumo ao Itamaraty, Instituto Rio Branco, Quero ser diplomata!!!, MRE- Oficial de Chancelaria.


PROVAS ANTIGAS

Assistente de Chancelaria - 2002/Esaf
Assistente de Chancelaria - 2004/Esaf
Assistente de Chancelaria - 2008/Cespe
Oficial de Chancelaria - 2002/Esaf
Oficial de Chancelaria - 2006/Cespe


INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE A CARREIRA DIPLOMÁTICA NESTE BLOG.

0 Comments: