21 julho, 2008

A Impotância da Ética.

Ética das nações, ética no serviço público, bioética. Nos principais veículos de mídia, virou moda falar em ética. Mas afinal, por que ela é tão importante?

No seu conceito está que ética é a ciência da moral. Mas o que seria moral então? Moral é uma série de condutas e posicionamentos adotados por uma sociedade em determinado momento histórico, considerados como adequado para o convívio social.


Todas as profissões existentes no mundo possuem suas regras éticas, exemplo disso é o fato da proibição daquela situação em que se leva vantagem deliberada, configurando uma atitude aética. Muitas das regras éticas são tão importantes que são puníveis pelos respectivos órgãos profissionais de classe. Aquele que não cumprir com as regras da ética; ou seja, comportamento orientado por princípios, está sujeito a penas.

No Código de Ética, Decreto 1.171/94, lista, num rol exemplificativo, regras de conduta de seus servidores que vai do comportamento são nos exercícios de suas atribuições dentro e fora do seu ambiente de trabalho até o seu respeito para com os colegas e cada concidadão, sempre ressaltando, exaustivamente, a dignidade, o decoro, a consciência dos princípios morais.


MATERIAL DE APOIO

-
UFRNET
-
PLANALTO.GOV 1
-
PLANALTO.GOV 2 (Clicar em ACERVO e depois em LEGISLAÇÃO)
-
METODISTA
-
DIREITONET


DICA DE LIVROS

1 - PASSOS, Elizete. Ética nas Organizações: uma introdução. Salvador: Passos & Passos, 2000.
2-
LOPES, Maurício. Ética e Administração Pública. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1993.
3 -
PIQUET, Carneiro. O novo Código de Ética do Servidor Público. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL, 3, anais; Salvador, 2000.

0 Comments: